domingo, 24 de março de 2013

Ascaris Lumbricóides

Parasitam  o intestino delgado de humanos.
Estes helmintos são citados com frequência, pela ampla distribuição geográfica e pelos danos causados aos hospedeiros.
São popularmente conhecidos como lombriga ou bicha, causando a doença denominada ascaridíase e, menos frequentemente, ascaridose ou ascariose.

 

Ascaridíase


Denomina-se ascaridíase ou ascaríase, a doença provocada pelo Ascaris lumbricóides. 
A ascaridíase é uma doença grave, pois acomete milhões de pessoas, especialmente crianças, tornando-se debilitadas, afetando-as físicas e intelectualmente. É, portanto, causa e consequência do subdesenvolvimento de um país ou de uma região.
Esse helminto é popularmente denominado de lombriga, de onde se deriva a palavra "lombrigueiro" como sinônimo de vermífugo.


Você sabia que...

Esse parasito é de distribuição geográfica mundial, e como ocorreu com o Trichuristrichiura, seus ovos foram encontrados em coprólitos, acompanhando a migração humana, desde os primórdios da humanidade

 

Agente Etiológico


Filo: Nematoda; Classe: Sercenetea;
Família: Ascarididae; Espécia: Ascaris lumbricóides

 

Morfologia e Habitat


Os vermes adultos são grandes: o macho mede cerca de 20cm de comprimento e a fêmea próximo a 35cm. Vivem no intestino delgado humano(os suínos apresentam um parasito muito semelhante, denominado Ascaris summ,que pode até parasitar humanos, porém são eliminados espontaneamente), produzindo grande quantidade de ovos, os quais são cobertos por uma película mamilonada, de cor castanha(semelhantes a um abacaxi). Esses ovos possuem uma massa de células quando são eliminados nas fezes.

Verme Adulto

Ovo fértil

Ovo larvado

Ovo infértil
Ovo decorticado













Ciclo Biológico

Machos e fêmeas se acasalam. As fêmeas eliminam grandes quantidades de ovos(cerca de 200mil por dia, durante um ano), os quais chegam ao meio exterior, contendo uma massa de células. Estando em ambiente sombreado e úmido, em 15 dias já é possível encontrar no interior de cada ovo uma larva(L1), que em mais 15 dias se transforma em L3 infectante dentro do ovo.
Esses ovos infectantessão ingeridos por nova pessoa, no intestino da qual as larvas eclodem, penetram na mucosa do intestino grosso e a caem na corrente sanguínea, passam pelo fígado e depois se dirigem para o coração, alcançando os pulmões. Em seguida perfuram os alvéolos, sobem a árvore brônquica e chegam até a faringe, onde podem ser expelidas junto com o muco produzido ou ingeridas. Chegam então ao intestino delgado, onde se transformam em machos e fêmeas. Triinta dias depois iniciam a oviposição(da ingestão dos ovos até que as fêmeas comecem a oviposição, passam cerca de 60 dias).
  
 

Patogenia e Sintomatologia

A ascaridiose ou ascaridíase é uma das parasitoses mais difundidas no mundo e, juntamente com a ancilostomíase e a necatoríase, tem grande importância em saúde pública em razão das alterações que provocam nos pacientes, especialmente nas crianças.
A patogenia da ascaridíase pode apresentar duas fases:
  1. Pulmonar - ocasionada pela passagem das larvas, com manifestações semelhantes às dos helmintos que possuem ciclo pulmonar: tosse produtiva, febre e síndrome de döfler.
  2. Intestinal -  bastante variada, dependendo do número de parasitos presentes, Assim, em infecções maiores(100 vermes ou mais) os pacientes apresentam depauperamento físico, magreza, palidez, tristeza e barriga aumentada de volume. Isso tudo é decorrente da ação expoliadora dos vermes, pois para se alimentar, consomem grande quantidade de proteínas, carboídratos,(açucares) lipídios e vitaminas A e C. Além disso, os vermes podem provocar uma ação irritante na parede do intestino, levando o paciente a apresentar manifestações nervosas, inclusive ataques epiletiformes. Esse parasitopode eventualmente se enovelar no intestino delgado, provocando o quadro de " abdome agudo", representado por dor violenta e exigindo intervenção cirúrgica imediata.   

Diagnóstico

Exame de Fezes (sedimentação espontânea ou centrifugoflutuação por métodos de rotina e achado de ovo característico.

Epidemiologia

  • Distribuição geográfica: mundial;
  • Fonte de infecção: os próprios humanos;
  • Forma de transmissão: ovos contendo larva infectante;
  • Veículo de transmissão: Alimentos contaminados, mãos sujas, água contaminada, poeira, mosca etc;
  • Via de penetração: boca.  

 

Profilaxia


A presença da ascaridíase em uma comunidade é o reflexo mais expressivo das baixas condições sociais e higiênicas ali vigentes. Portanto, aprofilaxia requer, antes de mais nada, a melhoria desses fatores sociais, tais como: cuidar da higiene pessoal, lavar corretamente verduras, beber somente água filtrada, proteger alimentos contra moscase poeiras, reinvidicar saneamento básico, contar com educação sanitária, cívica e ambiental.
Simplesmente tratar dos doentes e deixá-los nas mesmas condições sociais e sanitárias. É decretar a perpetuação do subdesenvolvimento e pobreza da comunidade atingida, além de favorecer a permanência das lideranças medíocres e dos grupos dominadores e interessados na manutenção da pobreza e da submissão política religiosa, conforme ocorre nas regiões mais pobres e subdesenvolvidas deste e de outros países.
 

 

Tratamento


Existem várias drogas eficientes e de fácil aplicação, mas que somente devem ser recomendadas após realização do exame de fezes e comprovação do parasitismo. Alíás, existe um hábito condenável de adquirir na farmácia um vermífugo e tratar os filhos quando retornam de praias ou fazendas, sem antes consultar um médico e realização do exame de fezes. É uma prática totalmente contra-indicada, pois não se deve tomar remédio sem prescrição médica.

Bons Estudos!!!